De Tafí del Valle a San Carlos de Bariloche, a implementação da pedra natural na arquitetura argentina contemporânea revela a decisão dos arquitetos de dialogarem com seu entorno, bem como destacar a pureza dos materiais. Embora a pedra seja um dos materiais de construção mais antigos que perdurou ao longo da história, sua aplicação em residências no Uruguai, Brasil ou México apresenta características diferentes em relação às texturas, formas, tons e padrões.
Ao intervir em diversas topografias, algumas práticas arquitetônicas na Argentina optam por potencializar e valorizar os processos construtivos, técnicas e materiais tradicionais de cada local, fazendo referência, por exemplo, às pircas de pedras. Como afirma a Real Academia Espanhola, as pircas representam paredes de pedra seca. Utilizadas por culturas pré-incas como os amaichas, tombones, quilmes, etc., consistem em muros de baixa altura feitos com pedras de diversos tamanhos e formas que se encaixam sem o uso de argamassa. Seja atuando como muros de contenção ou divisórios, a estrutura serve para estabelecer limites e fronteiras, bem como delimitar áreas. Em algumas ocasiões, encontram-se pircas em trilhas de montanha que funcionam como abrigos feitos pelos habitantes locais.
Além do tipo de pedra, cor ou textura, esse material oferece uma variedade de aplicações e uma capacidade de dialogar com outros elementos que vão desde a construção de uma base estrutural em harmonia com a paisagem, como na Casa Bayo, até o direcionamento dos tijolos em um muro, como na Casa para Dani e Luis. De acordo com os critérios dos profissionais de arquitetura e as necessidades a serem atendidas em cada residência, seu uso contemporâneo é capaz de remeter ou não às técnicas vernáculas, adaptando-se a diversos ambientes internos e externos da casa, como espaços de circulação, acesso e/ou convivência.
A seguir, é apresentada uma seleção de 15 casas na Argentina que utilizam pedra combinada com outros materiais, como aço, concreto armado, madeira e outros, em resposta às condições climáticas de cada local em particular. Exemplos que, ao mesmo tempo, apresentam uma arquitetura de baixa manutenção, com qualidade e durabilidade.
Casa Pirca / En Obra Arquitectos
- Localização: Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2023
Casa Plaza / Grimaldi - Nacht arquitectos
- Localização: San Carlos de Bariloche, Rio Negro, Argentina
- Ano: 2023
Casa Seba / Etéreo Arquitectos
- Localização: Tafí del Valle, Tucumán, Argentina
- Ano: 2022
Casa Bayo / Set.ideas
- Localização: San Clemente, Córdoba, Argentina
- Ano: 2022
Casa junto ao mar #78 / Guerrero Arquitectos
- Localização: Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2022
Casa ESTEÑA / Lucas Mc Lean Arquitecto
- Localização: Pinamar, Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2021
Casa em Candonga / Fomento Estudio
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2021
Casa Grava / Estudio PK
- Localização: Tigre, Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2021
Casa para Dani e Luis / vbrügg
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2021
Casa ao rio / Martin Sabbatini
- Localização: Villa General Belgrano, Córdoba, Argentina
- Ano: 2021
Casa Paraíso / Agustín Lozada + Gonzalo Perrote
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2020
Casa de Pedra / Estudio Alberto Tonconogy y Asociados
- Localização: Argentina
- Ano: 2020
Casa em Molvento / Tectum arquitectura
- Localização: Los Molinos, Córdoba, Argentina
- Ano: 2020
Casa ao Golf / Adolfo Bavio Arquitectos
- Localização: Pilar, Buenos Aires, Argentina
- Ano: 2020
Casa SAB / PSV Arquitectura
- Localização: Córdoba, Argentina
- Ano: 2020
Conheça mais casas feitas com pedra na Argentina acessando aqui.